O ISOSTRETCHING é uma técnica desenvolvida na França, há 30 anos, utilizada nas patologias crônicas da coluna vertebral, de origem mecânica, na prevenção das mesmas e na aquisição de uma boa forma física. Trabalha a musculatura profunda, reduz o enrijecimento, facilita o movimento, corrige a postura e desenvolve a tomada de consciência das posições corretas da coluna vertebral e da capacidade respiratória no dia-dia. Essa técnica de reabilitação da coluna vertebral pode ser utilizada em pacientes de todas as idades, pois ela leva em consideração a capacidade física de cada indivíduo.
Assim, o ISOSTRETCHING é a arte de abrandar e fortificar o corpo, através de exercícios específicos em uma ginástica postural, global e ereta.
Postural, pois os exercícios são executados, dentro de uma posição vertebral correta por alguns segundos.
Global, porque todo o corpo trabalha em cada exercício, pois contração e relaxamento são incluídos em cada postura.
Ereto, porque ele solicita à coluna vertebral um autoengrandecimento, afim de, trabalhar mais a musculatura paravertebral profunda.
De um esforço da musculatura profunda;
Da flexibilidade muscular e da mobilidade articular;
Do controle respiratório e da concentração mental.
Durante as posturas, os grupos musculares trabalham de duas maneiras, concêntrica e excêntrica. Assim, a harmonia do corpo se forja pela qualidade, equilíbrio, entre força e a leveza, potência de contração e flexibilidade. Esta harmonização é necessária, tanto para a estética como para a saúde.
A bacia é o soberano da postura, devendo se alinhar para não se inverter ou acentuar as curvaturas.
O posicionamento da bacia é essencial:
Para os alongamentos;
Para aliviar a coluna vertebral;
Para o trabalho dos abdominais.
A finalidade do método reside mias na procura da qualidade corretiva que da quantidade das repetições. No progresso da correção, procuraremos a precisão dentro do domínio, na intensidade da contração e do estiramento muscular, o que aumentará as possibilidades de trabalho e dará uma grande variedade de exercícios.
A dificuldade e eficiência da ginástica, não reside tanto no fato de posicionar a postura, mas no fato executar suficientes contrações e tensões musculares, limitando os movimentos compensatórios.
Ele torna a procurar o melhoramento da condição física e se traduz como não traumatizante, corretivo, educativo, preventivo, flexibilizante e tonificante.
Os alongamentos podem ser feitos sob diversas formas:
Segmentares ou globais;
Simétricos ou assimétricos;
No eixo ou em rotação.
A vantagem desses alongamentos é múltipla:
Facilitar o movimento;
Diminuir as pressões articulares;
Rearmonizar as tensões;
Agir sobre a circulação sanguínea e linfática.
Não existe bom funcionamento dos músculos posteriores sem uma boa atividade dos anteriores.
Os abdominais deveram ser trabalhados nas suas funções:
Estática;
Rotatória;
Respiratória.
Rodolfo Detoni - (19) 8175.3273
Academia R Personal Training - (19) 3433.3173
Nenhum comentário:
Postar um comentário